(19)

Balanceamento e Alinhamento

Gostou? compartilhe!

Ser dono de um veículo automotor exige comprometimento e atenção em seu uso cotidiano, não somente na condução do automóvel, mas também aos sinais que demonstrem a necessidade de manutenção e reparo, por menor que seja, para manter o seu uso seguro e longe de grandes problemas, que possam comprometer ainda mais o desempenho e em algumas situações, limitar ou impossibilitar a sua utilização, até que os devidos ajustes sejam feitos.

Os reparos mais comuns são os de balanceamento e alinhamento, que apesar de estarem relacionados entre si, não são o mesmo serviço. O primeiro, visa corrigir o problema de equilíbrio entre as rodas dianteiras, que precisam sempre efetuar a rotação de maneira uniforme. O desgaste desigual dos pneus e trepidações estranhas podem indicar que o veículo está desbalanceado. Já o segundo, também são problemas nas rodas e como o próprio nome diz, quando não estão as quatro alinhadas. Um forte indício é quando o volante perde a sua estabilidade e começa a se movimentar compulsoriamente para um dos lados. Os dois reparos são essenciais para:

  • Evitar acidentes, principalmente em estradas, quando o veículo está em alta velocidade e o risco do condutor perder o controle é maior;
  • Diminuir o desgaste excessivo dos pneus;
  • Reduzir o consumo de combustível, pois os problemas podem exigir um esforço maior do motor.

A manutenção preventiva, porém, é sempre o mais indicado, especialmente se o automóvel sofrer fortes impactos com buracos e outros obstáculos que possam comprometer a sua estabilidade. Outro ponto, é verificar com a fabricante de pneus quais os períodos adequados para análise de um mecânico especialista. No mais, a cada substituição de pneus, câmaras ou suspensão, uma nova verificação deve ser feita.

Procure a Globaut Automotiva

Desde 1989 oferecendo as melhores soluções para seus clientes. Saiba mais.