(19)

Freios

Gostou? compartilhe!

Independentemente do estilo ou porte, todos os veículos automotores possuem um sistema de freios cuidadosamente desenvolvido para garantir a total segurança dos seus condutores, passageiros e terceiros. É impossível imaginar o uso de motos, carros, ônibus e caminhões sem que existisse um método que possibilitasse a sua parada. No entanto, não é importante que somente o sistema seja capaz de frear o veículo e sim, de que forma ele fará isso. A frenagem precisa ser realizada de maneira suave e natural, evitando assim, o risco de acidentes.

Para que a frenagem seja realizada com segurança, são necessários alguns cuidados especiais, desde a perícia do condutor, que deverá sempre acionar o sistema corretamente, considerando as condições da pista, por exemplo e, especialmente na conservação das peças que compõem a estrutura. Com isso, para que o sistema de redução de velocidade funcione corretamente, alguns cuidados devem ser tomados, sobretudo preventivamente e são de fácil identificação com o aparecimento dos seguintes sinais:

  • Quando o pedal de freio estiver mais baixo que o comum;
  • No momento da frenagem o volante apresentar vibrações fortes;
  • Ainda na frenagem, for possível ouvir sons parecidos com um apito;
  • Se ao frear, o veículo sair do trajeto em linha reta, tendendo para um dos lados involuntariamente.

Com o surgimento dos indícios descritos a necessidade de reparo é imediata, pois indica que alguma peça ou componente do sistema de redução de velocidade está comprometida. Além de ser um problema sério que pode aumentar as ameaças de acidentes, o mal funcionamento do sistema é passível de multa, de acordo com a legislação, principalmente se verificada após uma colisão, o condutor será responsabilizado pela negligência.

Procure a Globaut Automotiva

O centro automotivo atende toda a região de Campinas desde de 1989, oferecendo serviços de qualidade para os seus clientes.