(19)

Suspensão

Gostou? compartilhe!

Todos os veículos possuem mecanismos e sistemas que são desenvolvidos para melhorar a segurança e conforto de seus usuários e são constantemente aperfeiçoados, de acordo com as novas necessidades e avanço da tecnologia. Isso não é diferente com a suspensão, que visa reduzir o impacto do veículo no solo, contribuindo também para que ele se mantenha em contato com a superfície e diminuindo os riscos de perda de controle do condutor, o que geraria graves acidentes.

Existem dois tipos de amortecedores que podem ser instalados nos veículos, os dependentes e os independentes. O primeiro, é o mais barato do mercado e possui uma estrutura fixa entre os eixos, obrigando a sua movimentação conjunta, quando acionados. Já o segundo, como o próprio nome define, são amortecedores autônomos, que se movimentam de acordo com o atrito de cada lado do automóvel e para um melhor desempenho, geralmente são instaladas na parte da frente do veículo. São os mais eficientes no quesito estabilidade, porém mais caros que os convencionais. No entanto, ambos são eficientes para os seguintes resultados:

  • Manter a direção estável, mesmo em solos irregulares;
  • Ajuda a controlar o carro nos processos de frenagens e curvas acentuadas;
  • Distribuir melhor o peso quando o automóvel está em movimento;
  • Garantir o conforto dos ocupantes.

Por se tratar de uma peça essencial no funcionamento adequado dos automóveis, é importante que a sua manutenção esteja em dia, tendo em vista que, assim como outros componentes do veículo, sofrem com o desgaste e tendem diminuir sua eficiência com o decorrer do tempo. Por isso, avaliações recorrentes são a garantia do bom funcionamento do sistema.

Conheça a Globaut Automotiva

Desde o ano de 1989, a Globaut Automotiva vem fidelizando os seus clientes pelos excelentes serviços prestados de manutenção e reparo de veículos. Para saber mais, consulte-a!